quinta-feira, 21 de abril de 2011

UNESCO aprova a Sugestopédia

Em 1978, a pedido do Ministério Búlgaro da Educação, a UNESCO - órgão das Nações Unidas para a educação, ciência e cultura - enviou 20 especialistas a Sófia, capital da Bulgária, para averiguar e analisar a metodologia e resultados que a Sugestopédia já estava tendo naquele país. Lá, os enviados da UNESCO permaneceram de 11 a 17 de dezembro de 1978, havendo depois publicado o relatório final em dezembro de 1980, chegando às seguintes conclusões (textos abaixo traduzidos do relatório original em francês - link aqui http://unesdoc.unesco.org/images/0004/000433/043398fo.pdf):

1. Há um consenso de que a Sugestopédia  é um método pedagógico superior para várias disciplinas e diferentes tipos de estudantes, quando comparada a métodos tradicionais. Nós chegamos a este consenso, seguindo um estudo da literatura de pesquisa, após termos ouvido os depoimentos de peritos internacionais, observado filmes que retratam cursos de Sugestopédia , e aulas, nas quais a Sugestopédia foi aplicada.

2. Deveriam ser criados padrões de treinamento com certificação para o desenvolvimento, ensino e aplicação da Suggestopedia.

3. Deveriam ser usadas categorias diferentes de competências de professores para refletir níveis crescentes de ensino e desempenho em certificação da Ciência.

4. Deveriam começar o treinamento de professores em Sugestopédia o mais cedo possível.

5. Uma Associação Internacional para Suggestology e Suggestopedia deveria ser estabelecida junto à UNESCO para a afiliação dos professores e trainers, com a orientação do Dr. Georgi Lozanov para coordenar as pesquisas, treinamentos, estudos, publicação de resultados, etc. A UNESCO apóia todas as atividades propostas de acordo com o regulamento internacional de educação.

Grupo de especialistas da UNESCO

Especialistas da UNESCO e Dr. Lozanov (2o. da direita para a esquerda)


Um comentário: